Considerada uma das cidades mais lindas do país, Mostar traz um pouco da cultura muçulmana para o norte da Europa, na região dos Bálcãs.
O rio que corta esta cidadezinha de pedra possui uma coloração tão impressionante, que é capaz de arrancar suspiros até mesmo do viajante mais experiente.
Sua principal atração é a Stari Most, ou Ponte Velha, que foi considerada, pela UNESCO, Patrimônio Mundial em 2005.
O que fazer em Mostar?
A primeira coisa que você deve saber sobre essa cidade é que seu nome provém da sua ponte, ou mais especificamente, das torres que guardam esta ponte, as Mostaris.
Construída pelos Otomanos, no século 16, durante seu domínio de aproximadamente 400 anos no país, a encantadora ponte (Stari Most) foi construída com pedras retiradas das cavernas nos arredores da cidade.
Além da Stari Most, há outra ponte famosa, localizada pelas ruelas do aršija, a Kriva Cuprija, ou Ponte Torta, menor e mais antiga do que a Ponte Velha.
Se quiser conhecer um pouco mais da história da cidade, uma dica é realizar o Free Walking Tour Mostar, um passeio no qual nos é apresentada a Guerra da Bósnia, compreendida no período de 1993 a 1995.
Outra atração imperdível é o mercado antigo! É lá que encontramos inúmeras lojinhas vendendo os mais coloridos e diversificados souvenirs.
Por lá, os vendedores falam várias línguas: não se espante, caso você ouça alguém falando português!
Não deixe de visitar também as incríveis mesquitas! Entre as diversas espalhadas pela cidade, a mais famosa é a Koski Mosque.
Erguida em 1619, essa imponente mesquita preserva grande parte dos afrescos originais e está localizada nas falésias do rio Neretva, no centro da cidade.
Além dela, vale a pena visitar a de Karadjoz-Bey. Construída em 1557, ela é considerada a mesquita mais bonita de toda a Herzegovina, com o minarete mais alto.
Visite também o Biscevic house, um museu com objetos e mobiliário que remontam à decoração de uma casa tradicional no século 17, e a Muslibegovi House, um edifício transformado em hotel, que também funciona como um museu para hóspedes e turistas em geral.
Onde comer em Mostar?
De todos os destinos localizados nos Bálcãs, Mostar é o que oferece uma maior diversidade gastronômica. A culinária é tradicionalmente árabe.
Por isso, enquanto estiver visitando a cidade, não deixe de experimentar o cordeiro recheado e os kebabs.
E um dos melhores restaurantes para experimentar a culinária local é o Sadrvan (Jusovina, 11).
Outra sugestão para o fim de tarde é o Cafe de Alma (Rade Bitange), onde degustará o tradicional café bósnio.
Onde ficar?
Apesar de pequena, Mostar é uma cidade fácil de se encontrar acomodações, mesmo quando falamos de regiões próximas à Ponte Velha.
Se estiver procurando por luxo, a sugestão é o Hotel Mepas (a, aproximadamente, 1,8 km da Stari Most) ou o Bosnian National Monument Muslibegovic House (que tem poucas acomodações).
Agora, se a sua ideia é ficar no coração do centro histórico, sem gastar tanto, então a dica é o Hotel-Restaurant Kriva Cuprija.
Quando ir?
O clima nos Bálcãs não é dos mais quentes. Por isso, quando você for à Mostar, certifique-se de ir entre os meses de maio e outubro, quando o clima está mais favorável para passeios em áreas externas.
Se você puder escolher, opte por ir em agosto, quando o clima está mais ameno e não há muito risco de chuvas.
Mostar? #VaideMobai
Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes! Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem.
Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base naquilo que você quer. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!
A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!