Considerada uma das mais bem desenvolvidas cidades da América Latina, Santiago, capital do Chile, já impressiona antes mesmo do desembarque, já que de dentro do avião, a Cordilheira dos Andes pode ser avistada em todo o seu esplendor, arrancando suspiros de quem chega à cidade.
Grande, limpa, arborizada, com diversos pontos turísticos e um sistema de transporte público invejável, Santiago de Chile se apresenta para seus turistas como uma cidade modelo, apaixonando e trazendo de volta todos que a visitam pela primeira vez.
O que fazer em Santiago Chile
Entre as diversas atrações para se visitar em Santiago, você pode começar pela Plaza de Armas, no coração da cidade, e a Catedral Metropolitana em seus arredores.
Depois, você pode se dirigir ao Palácio de La Moneda onde fica a sede da presidência do país, um dos pontos turísticos mais procurados de Santiago.
Marco do golpe de Estado de 1973, que levou Pinochet à governar o país, lá acontece a cerimônia da troca de guarda, que ocorrem em dias alternados, às 10h.
Em seguida, você pode almoçar no Mercado Central, onde existe uma grande diversidade de peixes, frutos do mar, legumes, frutas, verduras, restaurantes e lojas de artesanato.
Após o almoço, você pode se dirigir ao Museu de Arte Pré-Colombiana, indicado para os amantes de artes das antigas civilizações indígenas da América do Sul.
Outro museu bem conhecido é o Museu Nacional de Belas Artes, com um acervo de cerca de 5 mil obras permanentes, que remontam histórias chilenas e internacionais.
Visite também o Cerro San Cristóbal, um dos pontos mais altos da cidade. Em seu topo, é possível observar os edifícios e a geografia dos Andes e desta imensa metrópole.
Piscinas públicas e um simpático zoológico funcionam no parque onde está localizado o cerro. A subida até o alto se dá através de um teleférico panorâmico, ou do funicular.
Além do Cerro San Cristóbal, em Santiago você pode conhecer também o Cerro Santa Lucía, um verdadeiro refúgio de paz e tranquilidade em meio à cidade.
Casa de Pablo Neruda
A famosa casa de Pablo Neruda, a La Chascona, fica bem próxima de lá, passando desapercebida pelos turistas desatentos. Se você gosta de poesia, arte e arquitetura, tire um tempinho para visitar o local.
O lar deste ícone chileno transmite muito de sua essência, pois espalhados por lá estão os objetos reais utilizados pelo artista ao longo de sua vida, além de uma uma interessante galeria de arte, com obras de pintores chilenos e estrangeiros de todos os tempos.
Outras Atrações
Além do centro, Santiago conta com diversos bairros interessantes para se visitar, dentre os quais destacamos o Providencia, Las Condes e Bellavista.
O primeiro se destaca pelo seu rico comércio e presença de bons restaurantes; o segundo é o típico bairro nobre, um ambiente mais requintado para quem procura por paz e sossego.
Já o terceiro é conhecido por ser a área boêmia da cidade, ótimo local para quem gosta de bares badalados e procura por ambientes alegres.
Outro bairro interessante de se conhecer em Santiago é o Bairro Paris y Londres que, como o próprio nome já diz, possui uma arquitetura que remete aos belos passeios europeus.
Por último, mas não menos importante, outro bairro boêmio localizado na cidade é o Bairro Lastarria, onde os bares se juntam aos teatros, às galerias de arte e outras diversas atrações em um só local.
Vinícolas
O Chile é um dos maiores exportadores de vinho do mundo, por isso, uma visita à uma vinícola deve estar em seu roteiro. A vinícola Concha y Toro é uma das mais famosas nos arredores de Santiago.
O passeio oferece uma visita guiada que mostra todas as etapas da produção de vinho, além de disponibilizar uma deliciosa degustação no final.
Outro passeio imperdível próximo à cidade é o passeio nos Andes. Durante o inverno, os morros ficam cobertos de neve, o que atrai mais turistas para a região.
Onde comer?
Por ser um país muito fértil, ao viajar para o Chile não deixe de experimentar novas frutas, verduras e legumes. O salmão, os frutos do mar, entre eles a centolla (o caranguejo gigante), o pastel de choclo e as carnes empanadas são as especialidades da cidade.
Os vinhos e a bebida local pisco sour são ótimos acompanhamentos durante as refeições. E, caso você, escolha viajar durante o verão, não deixe de experimentar o mote com huesillos, bebida doce tradicional sem álcool à base de pêssegos e grãos de trigo.
No Mercado Central, você experimenta uma das iguarias mais famosas da cidade, a centolla, ou caranguejo gigante. Apesar de não ter um dos ambientes mais requintados da cidade, se a ideia é comer frutos do mar, o Mercado Central é o ideal.
Outro local que vale a pena conhecer é o Restaurante Giratório, local onde você degusta uma boa refeição acompanhada de uma vista panorâmica de tirar o fôlego.
Onde ficar?
Na região central da cidade é possível encontrar hotéis próximos a museus, centros comerciais e diversos restaurantes. Bem prático para quem não pensa em alugar um carro durante sua estada.
Se você procura por um local mais sossegado e não tem problemas com o orçamento, Las Condes é o local ideal para você se hospedar.
No entanto, se o seu objetivo é aproveitar a neve, as estações de esqui espalhadas pelas montanhas são os locais ideais para você conhecer.
Entre o final de junho e o final de setembro, você tem a oportunidade de se hospedar nas estações de esqui próximas a Santiago, entre elas o Valle Nevado.
Muito conhecido entre os brasileiros, o Valle é indicado para quem procura por esportes radicais envolvendo neve, como snowboard e o esqui. Se você tem o interesse de apenas “brincar na neve”, Farrellones e El Colorado são as mais indicadas.
Quando viajar a Santiago
As estações em Santiago de Chile são bem definidas. No verão, os dias são longos e possuem muitas horas de sol, já no inverno, ocorre o contrário.
A época em que você viaja para esta cidade deve ser diretamente relacionada ao tipo de passeios que você pretende fazer.
Se seu objetivo é curtir a neve, escolha viajar entre junho e setembro.
Porém se você prefere conhecer apenas a cidade e fazer os passeios pelas montanhas a fim de apreciar a vista, opte pelo verão.
O que esperar de Santiago
Um ótimo destino para quem busca romance e aventura, Santiago vai te surpreender a cada passo.
Seja nas montanhas durante o inverno, em meio à neve e aos esquiadores, ou simplesmente conhecendo os pontos turísticos da cidade durante o verão, não deixe de aproveitar ao máximo esta capital maravilhosa em grupo, ou à dois.
Santiago? #VaideMobai
Gostou do destino? Venha conversar com a gente! Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem.
Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base naquilo que você e sua família desejam. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!
A agência de viagens Mobai está localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!