Considerada a “Veneza brasileira”, Recife encanta por sua beleza urbana e natural.
Dona de lindas praias, como a inesquecível Boa Viagem, e de uma arquitetura clássica, que remonta a opulência e a sofisticação de outras épocas, Recife é aquele destino que não pode faltar em sua lista de lugares para conhecer aqui no Brasil.
Também conhecida como a maior metrópole do Nordeste brasileiro, a cidade dos arrecifes é marcada por um cenário repleto de casarões antigos, pontes, ilhas e canais.
Mas não vá achando que Recife se resume apenas a praia e a arquitetura. Não. Além de tudo isso, a capital pernambucana ainda se destaca por seu lado cultural.
Entre os nomes mais distintos, você encontra de Nelson Rodrigues à Romero Britto. Todos embalados pelo contagiante ritmo do frevo e do maracatu, que embalam também os turistas que vão à Recife em busca de seu famoso carnaval.
Falando em carnaval, quem vai à Recife, não pode se esquecer de dar um pulinho em Olinda, cidade vizinha à capital pernambucana muito conhecida por suas igrejas e por seu carnaval de rua.
O que fazer no Recife?
Recife é o destino perfeito para quem procura passar o tempo com programas de qualidade, afinal, a capital pernambucana está repleta de atrações que agradam a gregos e a troianos.
Para os amantes de história, a parte antiga da cidade é um prato cheio, recheado com os mais maravilhosos pontos turísticos que aguardam para ter sua história relembrada diariamente.
Entre os mais famosos, você não pode deixar de conhecer o Marco Zero, Rua do Bom Jesus, Centro Cultural Judaico, Forte das Cinco Pontas, a Capela Dourada e a Torre Malakoff.
Localizado na Praça Rio Branco, o Marco Zero é conhecido como local de fundação da cidade de Recife, além de ser utilizado como ponto inicial de contagem das distâncias calculadas a partir da capital pernambucana. Seu entorno também é muito interessante.
Depois, seguindo pelo Recife antigo, você também encontra a Rua do Bom Jesus, antiga Rua dos Judeus, uma das ruas mais importantes de Recife.
Apesar de pequena, esta rua é interessante por conta de seus edifícios antigos e coloridos, que lembram um pouco o centro da cidade americana de Nova Orleans.
Entre os prédios mais famosos, está o casarão onde foi construída uma das primeiras sinagogas do mundo novo, a Sinagoga Kahal Zur Israel.
Construído pelos holandeses para proteger a capital pernambucana e ajudar na distribuição de água potável pela cidade, o Forte das Cinco Pontas foi a última construção holandesa no Recife.
Nos dias de hoje, o local abriga o Museu da Cidade e suas exposições temporárias que contam um pouco da rica história do Recife.
Outra atração interessante é a Capela Dourada, considerada uma das igrejas mais bonitas da cidade do Recife.
Localizada dentro do Convento de Santo Antônio, que também abriga o Museu de Arte Sacra, a capela apresenta riquíssimos detalhes em ouro, que envolve grande parte da madeira talhada nas paredes.
Além disso, o conjunto se torna completo com a adição das imagens e pinturas sacras espalhadas pelo seu interior. O trabalho esculpido à mão e a grande quantidade de ouro no altar e nas paredes, arrancam o fôlego de milhares de turistas anualmente.
Como nem só de passeios históricos vive o Recife, tire um tempinho das suas férias para passear fora da parte antiga da capital.
Entre as atrações mais famosas, você encontra o Instituto Ricardo Brennand, no qual se localiza um dos melhores museus da América do Sul!
Praias
Como não á para dizer que você visitou o Recife e não foi à nenhuma praia, a dica é tirar um dia para aproveitar a mais famosa da cidade, Boa Viagem. Com sua ótima estrutura para turistas, esta praia de águas mornas e esverdeadas oferece bastante sombra e água fresca próximo aos quiosques localizados em sua orla.
Com ondas relativamente fracas na maré alta e com a formação de piscinas naturais durante a maré baixa, a Praia de Boa Viagem é perfeita para toda a família.
Olinda
A famosa vizinha do Recife, Olinda, não poderia deixar de ser exaltada aqui. Famosa pelo seu carnaval e por sua religiosidade, Olinda encanta turistas de todas regiões do Brasil e do mundo.
Entre as principais atrações da cidade, não deixe de conhecer o Alto da Sé, onde ficam localizados o Elevador Panorâmico e a Sé de Olinda, o Mosteiro de São Bento e o Convento de São Francisco.
Saindo da linha sacra, enquanto estiver por Olinda, visite também a Embaixada do Bonecos Gigantes, tradição carnavalesca da cidade.
Além delas, localizados no Alto da Sé, você conhecerá duas atrações muito interessantes: o Elevador Panorâmico e a Sé de Olinda.
A primeira trata-se de uma construção considerada um marco na arquitetura moderna brasileira. Com 20 metros de altura, o elevador dá acesso a um mirante com uma vista de 360 graus para Olinda e Recife.
Já a segunda é uma das igrejas mais famosas da cidade vizinha ao Recife. Com um exterior imponente e um interior adornado com muito ouro e azulejos portugueses, a Sé de Olinda é uma igreja que apresenta bastante riqueza em seus detalhes e vale à pena ser visitada.
Andando pelo Centro Histórico de Olinda, você encontra um dos locais mais importantes da cidade, o Mosteiro de São Bento.
Esse prédio, todo criado à partir do estilo barroco, muito forte durante o Brasil colonial, inclui pinturas e trabalhos detalhados em ouro. A peça chave do local é seu altar de 12 metros de altura, todo feito em madeira e revestido em ouro.
E, por último, se você não pôde conhecer o Carnaval de Recife e Olinda, não tem problema. A Embaixada dos Bonecos Gigantes expõe os famosos bonecos de Olinda durante o ano todo!
Onde comer em Recife?
A gastronomia pernambucana é bastante miscigenada e leva influência da cozinha indígena, portuguesa e africana.
Graças à sua localização, peixes e frutos do mar acabam se tornando os protagonistas da maioria dos pratos dessa região, entre eles, a peixada e a moqueca, porém, como herança dos sertanejos, pratos mais fortes se juntam ao cardápio, entre eles a buchada de bode, carne de sol, charque, sarapatel e dobradinha.
Enquanto estiver por lá, aproveite para experimentar também as delícias doces da região, o queijo coalho com mel e o tradicional bolo de rolo.
Onde ficar?
Quando você for ao Recife, definir a localização da sua hospedagem não será muito difícil. A maioria dos hotéis mais procurados pelos turistas se concentra no trecho entre Boa Viagem e Pina.
Entre estas regiões, a frequência de bares e restaurantes é maior, além de haver também mais opções de transportes para os outros bairros da região metropolitana.
Quando ir?
Por ser uma cidade metropolitana, Recife está sempre recebendo visitantes, seja a negócios ou turismo.
Porém, o fluxo de visitantes na cidade é muito mais intenso durante o verão, período no qual as praias são mais procuradas.
Os verões no Recife costumam ser mais secos e com temperaturas mínimas de 28°C. Por outro lado, no inverno, as temperaturas ficam na média dos 25°C e as chuvas são mais constantes.
Recife? #VaideMobai
Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes! Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem.
Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base naquilo que você quer. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!
A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!