Com mais de dois mil anos de idade, Istambul mistura tradição e inovação entre seus enormes edifícios.
Por ter sido um grande centro comercial no passado, a cidade acabou por concentrar diversas culturas dentro de seus muros.
Por isso, Istambul é considerado um importante centro cultural até os dias de hoje.
Apesar da sua grande diversidade cultural, Istambul continua sendo uma cidade típica do Oriente Médio e isso é bem visível caminhando por suas ruas, em meio a mesquitas, palácios e minaretes.
Quer conhecer um pouco de Istambul? Vem com a gente!
O que fazer em Istambul
Um dos pontos mais famosos e importantes de Istambul é a Basílica de Santa Sofia, ou Haghia Sofia, em grego.
Considerada um patrimônio mundial pela Unesco, a Basílica de Santa Sofia foi construída originalmente para ser uma igreja.
Sua arquitetura é magnífica. Em seu centro fica localizada a cúpula principal, com um diâmetro de 30 metros.
Seu interior é majestosamente decorado com mosaicos do período bizantino e diversos elementos em mármore. Imperdível!
Outra atração muito procurada são os bazares tipicamente árabes espalhados pela cidade.
Entre eles, você não pode deixar de conhecer o Bazar Egípcio, o Bazar Arasta e o maior entre eles, o Grande Bazar.
O primeiro, também conhecido como Spice Bazaar, foi erguido em 1660, logo atrás da Mesquita Nova, também conhecida como Yeni Valide Camii.
Andar pelo mercado é divertido, mesmo quando não há intensão de comprar nada.
Já no Bazar Arasta, você encontra inúmeros restaurantes, cuja especialidade é a comida turca.
Um de seus diferenciais está na localização, já que bem próximo dali, você encontra o Museu do Mosaico, ou Büyük Saray Mozaik Müzesi.
Lá, é possível encontrar mosaicos do período Bizantino recuperados de escavações realizadas na região do bazar.
Por último, há 15 minutos da Mesquita Azul, você ainda encontra o maior e mais antigo mercado coberto do mundo: o Grande Mercado.
Com 30 mil metros quadrados de área, 18 portões, duas mesquitas, 60 ruas, quatro fontes e cerca de 5 mil lojas, o Grande Mercado faz jus ao nome.
Suas lojas vendem diversos artefatos, entre eles, tapetes, couro, joias, antiguidades e especiarias.
Mesquitas
Enquanto estiver por Istambul, você irá notar a muitas mesquitas espalhadas por suas ruas.
Entre as mais famosas, estão a Mesquita Azul, a Mesquita Nova e a Mesquita Süleymaniye.
Construída para superar a Basílica de Santa Sofia, tanto em beleza, quanto em magnitude, a Mesquita Azul foi erguida durante o governo do sultão Ahmet I, em meados de 1606, levando aproximadamente 10 anos para ser concluída.
Uma de suas principais características é a grande quantidade de minaretes e azulejos azuis que decoram o interior do local, principal motivo do seu nome.
Não menos famosa é a Mesquita Süleymaniye. Com sua bela vista para o Corno de Ouro, essa mesquita impressiona por sua imponência.
No seu interior, você encontra belíssimos vitrais, grandiosas e azulejos de Iznik, muito comuns em construções típicas de Istambul.
E por último, temos a Mesquita Yeni, conhecida popularmente como Mesquita Nova.
O templo possui um pátio externo enorme e seu interior é decorado em ouro, mármore esculpido e os característicos azulejos de Iznik.
Além das mesquitas, Istambul também é bastante famosa por seus imensos palácios.
Entre eles, você não pode deixar de conhecer o Palácio Dolmabahçe e o Palácio Topkapi.
Onde ficar?
Por ser a maior cidade da Turquia, o que não falta em Istambul são locais para se hospedar.
Pela cidade, você encontra desde estabelecimentos pertencentes a grandes redes, até os pequenos hostels.
Como a cidade é extremamente turística, uma dica é reservar seu quarto com bastante antecedência.
Com relação à localização, boa parte das atrações turísticas de Istambul estão concentradas na região de Sultanahmet, ou Cidade Antiga.
Por isso, se você estiver pensando em economizar com transporte, o ideal é que você fique próximo à essa área.
Apesar dos bairro de Sultanahmet ser o mais procurado pelos turistas, distritos como Ortaköy e Nişantaşı também são bem localizados e oferecem excelentes opções de hospedagem.
Gastronomia
Por ser uma capital extremamente diversificada, Istambul é rica não só em arte e história, mas é também riquíssima em sabores.
Entre os restaurantes e bares, é possível apreciar também os clássicos da gastronomia turca em docerias, nas famosas casas de chá ou até mesmo nas movimentadas ruas da cidade, com a sua grande diversidade de barraquinhas, que vendem kebabs, suco de romã e outras deliciosas iguarias.
Experimente também o sanduíche de peixe da ponte Galata, um delicioso clássico.
E não perca, claro, os famosos cafés turcos, com seu chá forte e encorpado e o Sahlep, preparado com raiz de orquídea, leite, açúcar e canela.
Quando ir à Istambul?
Quando você for a Istambul, preste bastante atenção na época escolhida. Durante a primavera e o outono, de abril e meados de junho e de setembro a outubro, o clima é mais favorável para caminhar pela cidade. As temperaturas são mais amenas e os dias mais bonitos.
Julho e agosto são meses bem agitados na cidade, que sedia uma grande quantidade de festivais.
Nessa época, o calor é mais intenso, mas por outro lado, os dias são mais longos. Para quem prefere um clima mais frio, o ideal é visitar a cidade a partir de novembro.
Preste atenção! É importante lembrar das datas de feriados religiosos na Turquia, pois isso pode influenciar no horário de visitação de diversos pontos importantes da cidade.
Istambul? #VaiDeMobai
Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes!
Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base naquilo que você quer.
Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!
A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!