Localizada no norte da Itália, Milão é um destino ideal para descobrir de perto cultura, arte e gastronomia. A cidade fica na região da Lombardia e prosperou bastante durante o período do renascimento e do barroco.
Logo, o que não falta por lá são museus e galerias de arte que irão encher os olhos a cada momento. Atualmente, Milão é um importante centro de moda e design, além de oferecer lojas e restaurantes sofisticados.
Com essa incrível mistura de história e modernidade, o local atrai visitantes de todo o mundo. Quer saber mais sobre este destino? Continue lendo e descubra.
O que fazer em Milão?
Milão é um destino moderno, com todas as comodidades que os centros urbanos podem proporcionar. A cidade reúne um amplo leque de atrações culturais e de lazer.
A catedral, ou Duomo di Milano, é um dos mais impressionantes pontos da cidade. Trata-se de uma construção em estilo gótico, com 45 metros de altura. Outra igreja muito visitada é a Santa Maria delle Grazie. É onde está o afresco A Última Ceia, de Leonardo da Vinci.
O Teatro alla Scala, construído no século 18, é uma das casas de ópera mais famosas de todo o mundo. O Palácio Real e a Pinacoteca de Brera são ideais para se maravilhar com algumas das mais belas obras de arte italiana.
A galeria comercial Vittorio Emanuele II, a mais antiga da cidade, impressiona pela beleza da arquitetura. Além disso, é lá que ficam os estabelecimentos comerciais mais tradicionais de Milão.
Arredores de Milão
Bem próximo de Milão fica Bergamo, uma verdadeira preciosidade da história italiana. O local é dividido em duas partes.
A parte baixa, moderna e agitada, e a parte alta, que conserva a arquitetura da Idade Média e renascimento. Ou seja, é possível ver de perto igrejas, monumentos, ruelas de pedra e a muralha veneziana, construída no século 16.
É possível chegar a Bergamo de trem ou de ônibus. O trajeto dura, aproximadamente, uma hora.
Já aqueles que buscam a natureza irão se encantar com o Lago di Como. Diversas cidades cercam o lago, que ocupa uma área de, aproximadamente, 145 quilômetros quadrados.
As águas são cercadas por montanhas verdejantes, muitas flores e casas com fachadas coloridas, formando um cenário encantador! Ideal para descansar com total tranquilidade.
Há oferta de trem e de ônibus para ir de Milão ao Lago. O tempo de percurso é de pouco mais de uma hora.
Onde ficar em Milão?
Conheça as melhores regiões para se hospedar de acordo com os objetivos de sua viagem:
- O Centro Histórico é perfeito para ficar próximo das principais atrações turísticas, como museus e galerias. Além disso, é nesta região que ficam as praças, ruas e lojas mais famosas da cidade.
- San Marco, por sua vez, é um bairro eclético, onde edifícios tradicionais se misturam a construções recentes. O local é conhecido pelos excelentes restaurantes e bares.
- Os bairros de Brera e Navigli são bairros turísticos. Portanto, ambos oferecem uma vida noturna bastante agitada, com diversas atrações para quem gosta de badalar.
- A Estação Central é indicada para aqueles que gostam de contar com facilidade para a locomoção por um excelente custo-benefício.
- Malpensa e Linate, por sua vez, ficam na zona aeroportuária da cidade. Em suma: elas são bastante buscadas por quem está em trânsito ou a trabalho.
Quando ir?
A alta temporada ocorre no verão, que vai de junho a agosto. O tempo costuma ser ensolarado e sem chuvas, ideal para caminhar por toda a cidade.
Durante a primavera, de março a maio, e o outono, de setembro a novembro, o clima fica ameno e agradável. A cidade fica um pouco mais vazia.
No inverno, que vai de dezembro a fevereiro, as temperaturas caem bastante, podendo ficar abaixo de zero. É comum haver neve e as ruas têm pouco movimento.
Entretanto, há uma exceção. É o mês de fevereiro, quando costuma acontecer a Semana de Moda de Milão, uma das mais importantes do mundo. A cidade fica lotada e o agito é garantido.
O período ideal para conhecer Milão é de, pelo menos, dois dias inteiros. No entanto, quem deseja ver todas as atrações com calma deve reservar de quatro a cinco dias para o passeio.
Dicas Gerais
Você sabia que turistas brasileiros não precisam de visto para entrar na Itália? Se você for permanecer no país por 90 dias ou menos, basta apresentar o passaporte e o seguro de viagem.
A locomoção pela cidade é bem simples. Os pontos turísticos costumam ficar próximos uns dos outros. Como resultado, a maior parte das pessoas costuma andar a pé. A bicicleta também é um meio de transporte bastante usado pela população.
Milão oferece algumas atrações excelentes para crianças. Uma delas é o MUBA, Museu da Infância, que conta com diversos espaços interativos para os pequenos. Além disso, o Museu da Ciência e Tecnologia tem exposições interativas, que despertam o interesse de toda a família.
Milão? #VaideMobai
Você se encantou com Milão e quer realizar o sonho de conhecer esta cidade? Estamos esperando sua visita.
Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base em suas expectativas.
Acompanhamos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!
A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!