O Parque Nacional Manuel Antonio é um destino que une uma exuberante floresta tropical e belas praias virgens! Com uma área terrestre de 1.950 hectares e 55.000 hectares de território marinho, o parque (acredite) é um dos menores da Costa Rica.
Porém, é um dos mais visitados, graças à riqueza de sua flora e fauna e de suas belezas naturais. São mais de 350 espécies de plantas, 109 espécies de mamíferos, 184 de aves, 10 espécies de esponjas, 19 de corais, 24 de crustáceos, 17 de algas e 78 espécies de peixes, como moreias, raias, peixes-anjo, peixe-anjo, ouriços e estrelas do mar. Além de ser ponto de passagem de golfinhos e baleias!
Diante de um destino tão interessante, decidimos separar algumas dicas úteis, para ajudá-los a conhecer melhor esse incrível parque da Costa Rica!
O que fazer em Manuel Antonio?
Dentro do parque, que fica aberto das 7h às 16h, de terça a domingo, as atividades são limitadas. Você poderá percorrer as trilhas disponíveis, sozinho ou em tours guiados, ou curtir as praias.
Com relação às trilhas, a da Preguiça, considerada a principal, que leva às praias do parque, é plana e arenosa e possui 2 km de extensão, sendo indicada para viajantes de todas as idades.
Contudo, caso prefira algo mais desafiador, poderá escolher a trilha Punta Catedral, com 1,5 km de dificuldade moderada e algumas inclinações íngremes. Ela é acessível a partir da Praia Manuel Antonio e da Praia Espadilla Sur.
Quanto às praias, você poderá optar por passar o dia desfrutando uma, ou um pouco de todas. Lembrando que elas estão classificadas entre as mais bonitas do país: Playa Manuel Antonio (a praia principal, a 30min de caminhada da entrada do parque), Playa Espadilla Sur, Escondito ou Playita.
Já nos arredores do parque, a diversão é intensa. São inúmeras as atividades disponíveis: você poderá praticar paraquedismo, snorkeling, parapente, rafting, surfe, realizar passeios noturnos, passeios de caiaques, de barco e a cavalo, visitar o santuário de vida selvagem, praticar tirolesa, rapel e ainda relaxar em um delicioso spa!
Onde ficar?
São muitas as opções de hospedagens, para agradar todos os tipos de gostos. É possível ficar em Quepos, a, aproximadamente, 15 km do parque, na cidade de Manuel Antonio, a 4km, ou na estrada que conecta essas cidades à entrada do parque.
Como resultado, você poderá escolher desde grandes e luxuosos resorts (como o all inclusive Tulemar Resort) a albergues (como o Hostel Vista Serena). O que torna o destino uma opção bastante acessível!
Quando ir?
A época mais procurada é durante a seca, que vai de dezembro a abril. Nesse período, você poderá encontrar filas e preços mais salgados, lembrando que ao final da temporada, entre março e abril, a situação começa a melhorar (exceção para os feriados).
Fora dessa época, a procura pelo parque cai consideravelmente, assim como os preços. E isso acontece por causa das chuvas. Os meses mais chuvosos são agosto, setembro e outubro.
Portanto, maio e junho podem ser também boas opções para quem tiver disponibilidade. Além disso, a temperatura média anual é de 28°C, o que garante um clima agradável o ano todo!
Agora que já conhece as dicas, é só escolher a sua estação preferida e procurar a Mobai!
Parque Nacional Manuel Antonio? #VaideMobai
Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes!
Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem.
Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base em suas expectativas. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!
A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!