You are currently viewing Viena: a capital da música erudita

Viena: a capital da música erudita

Inundada de música por qualquer lugar que você passe até hoje, Viena pode ser considerada a capital da música clássica, seja advinda da Wiener Staatsoper, a Ópera, ou das várias igrejas e casas de concerto, muito comuns dentro da cidade.

Lar de grandes figuras históricas, entre elas, os integrantes da famosa família real Habsburgo e o grande compositor Wolfgang Amadeus Mozart, Viena, a atual capital da Áustria possui grande importância histórica e econômica, e está listada entre as cidades globais do mundo.

Durante vários séculos, foi também a capital do Sacro Império Romano-Germânico, serviu como a capital do Império Austríaco, além de ser considerada como um centro cultural e político da Europa Ocidental.

Por volta de 1910, chegou a ser a quinta maior cidade do mundo, logo após Londres, Nova York, Paris e Chicago, respectivamente.

Saint Michael Square, Viena
Saint Michael Square

Atualmente, Viena é sede de inúmeras organizações internacionais, entre elas, o OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e a OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa).

Quer conhecer um pouco dessa belíssima cidade? Vem com a gente.

O que fazer em Viena?

Enquanto estiver passeando pelas margens do azulado rio Danúbio, você poderá perceber que Viena é uma cidade marcada por contrastes, afinal, prédios antigos e novos se misturam pela paisagem com bastante frequência ao longo da cidade. Viena se orgulha de seu suntuoso passado marcado pela arte, música e cultura intrínseca em seu povo.

Musica

Comecemos nosso tour por uma das mais importantes construções de Viena, a Wiener Staatsoper, ou a Ópera Estatal de Viena. A cidade foi lar de diversos compositores famosos, entre eles, Mozart e Schubert.

Opera Estatal de Viena
Opera Estatal de Viena

Sendo você amante da música, ou não, conhecer este belíssimo edifício neorrenascentista é necessário enquanto estiver pela cidade. 

Por isso, enquanto estiver por lá, caso você tenha tempo, não deixe assistir a uma apresentação de balé ou ópera no local. Caso você não se interesse por este tipo de apresentação, visite a Ópera por dentro. Durante o tour, você conhecerá o lindo foyer, a escadaria principal, o hall de mármore e muito mais.

Aproveitando a onda musical, enquanto estiver na capital da Áustria, nada mais justo do que conhecer a casa de um dos mais ilustres habitantes da cidade, Wolfgang Amadeus Mozart, na Mozarthaus.

Próxima à Catedral de São Estevão, fica localizada a antiga casa onde o famoso músico morou com a sua família, entre os anos de 1784 e 1787. Nesse passeio, além de conhecer as dependências do local, você ainda passará a conhecer um pouco mais da história desse, que foi considerado um dos maiores gênios da música clássica mundial.

Mozart's Birthplace, Viena
Mozart’s Birthplace

Edifícios Religiosos

Enquanto estiver de passagem por Viena, você perceberá que a cidade possui uma grande variedade de igrejas. Entre as mais famosas, você não pode deixar de conhecer a Catedral de São Estevão ou Stephansdom, a Jesuitenkirche e a Karlskirche.

A Catedral de São Estevão, ou Stephansdom, como é chamada pelos austríacos, fica próxima à casa de Mozart, no centro da cidade. Considerada uma das construções que mais simbolizam a cidade, essa magnífica catedral apresenta um exterior de tirar o fôlego, perdendo apenas para o seu interior.

Entre os notáveis estilos góticos e barrocos, presentes em seus elementos principais, a Stephansdom arranca longos suspiros de seus visitantes. Após conhecer a catedral por fora e por dentro, não deixe de conhecer suas catacumbas, onde repousam os órgãos dos mais importantes integrantes da família Habsburgo.

Outra importante igreja localizada na cidade é a Jesuitenkirche. Erguida em 1627 e reformada em 1707, essa igreja é uma verdadeira obra de arte. Sua belíssima pintura no teto cria uma interessante ilusão de cúpula.

Também localizada no centro da cidade, você encontra a Karlskirche, igreja dedicada a São Carlos Borromeu. Erguida entre 1716 e 1739, a igreja localizada no coração do Resselpark possui traços barrocos, além de ser adornada com belíssimos afrescos em seu interior.

Ao visitar o edifício, não deixe subir até a cúpula. Com 72 metros de altura, do topo é possível ver de perto a riqueza e os detalhes dos afrescos de Johann Rottmayr.

Karlskirche, Viena
Karlskirche

Outras atrações em Viena

Enquanto estiver na cidade, certifique-se de visitar o Hofburg, um suntuoso complexo imperial situado no coração de Viena.

Conhecer de perto o Hofburg significa conhecer de perto todo o luxo e riqueza da dinastia Habsburgo, afinal, o local foi, até 1918, o centro político da monarquia, mas que até hoje abriga gabinetes de governo.

Se no Hofburg você fica sabendo um pouco mais sobre o centro político do Império Austríaco, no palácio Schönbrunn você conhece um pouco mais sobre a família Habsburgo em si, afinal, esta suntuosa construção acabou se tornando o foco da vida na corte, sob o comando da imperatriz Maria Teresa e o restante da família imperial.

Para quem não sabe, a imperatriz Maria Teresa deu a luz à outra figura importante da história europeia, Maria Antonieta.

O interior do palácio está todo preservado, o que facilita imaginar a vida na época. Durante o passeio, os visitantes conhecem o interior barroco do palácio, incluindo a famosa escadaria azul, responsável por conduzir até o andar superior.

No palácio, conheça também o salão dos espelhos, onde Mozart se apresentou pela primeira vez aos 6 anos de idade.

Palmenhaus Schönbrunn, Viena
Palmenhaus Schönbrunn

Conheça ainda o Palmenhaus Schönbrunn uma grande e bela estufa que abriga plantas do mundo todo. Está localizada no Parque do Palácio de Schönbrunn e possui 113 metros de comprimento.

Outra atração imperdível é o número 19 da Rua Berggasse que se tornou bem conhecido, graças ao seu ilustre morador, o pai da psicanálise, Sigmund Freud.

Hoje, o apartamento transformado em museu, recebe vários visitantes curiosos, que têm a oportunidade de conhecer o local onde o famoso psicanalista morava e atendia.

Onde comer em Viena?

Se você gosta de comer bem enquanto está viajando, Viena é o destino indicado para as suas férias. Bastante conhecida por seus deliciosos cafés, Viena apresenta também uma grande variedade de sobremesas de arrancar qualquer um da dieta.

Além dos doces e dos cafés, a cidade apresenta um variado menu, recheado com deliciosos pratos típicos.

Cafeteria em Viena

Entre os mais famosos pratos encontrados em Viena, estão o wienerschitzel (ou schnitzel vienense), o tafelspitz e as salsichas.

O primeiro consiste em uma deliciosa porção de vitela frita e empanada, geralmente servida com uma tradicional salada de batatas. O segundo, é uma espécie de cozido preparado com as partes traseiras do boi, acompanhado por vegetais e molhos caseiros.

Por último, mas não menos importante, as tradicionais salsichas vienenses são vendidas em carrinhos espalhados pelas ruas. Uma das mais famosas é a Kasekrainer, salsicha recheada com queijo, acompanhada por um pãozinho e molhos.

Onde se hospedar em Viena?

A cidade possui 20 distritos, sendo considerada segura e limpa. Porém, se essa é sua primeira vez na bela capital, o ideal é se hospedar no centro da cidade, chamado de distrito 1 (Innere Stadt). O centro de Viena é um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO e, por isso super charmoso.

Nele você encontrará muitos cafés, bares e restaurantes para se deliciar! Além disso você estará a alguns passos de atrações como o Palácio Imperial de Hofburg , o Burgtheater, o Kärntner Straße, o Kapuzinergruft, a Universidade de Viena, o Museu de História da Arte, o Museu de História Natural, o Palais Ephrussi, a Ópera Estatal de Viena entre outras atrações.

Centro Histórico

Quando ir à Viena?

A alta temporada em Viena acontece no verão, de junho a agosto. Nessa época a cidade fica lotada de turistas e os preços mais salgados.

No inverno a temperatura cai, podendo nevar. Contudo, na época do Natal, a cidade se transforma e essa pode ser tornar uma época especial para quem aprecia a estação mais gelada do ano.

Já na primavera e no outono as temperaturas são mais amenas, e há menos turistas circulando pela cidade. Essa é a época perfeita para quem não gosta de multidões ou procura por preços mais acessíveis.

Destaque para os meses de março e abril, quando há exposições de primavera e as festividades da páscoa.

Viena? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes! Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem.

Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base naquilo que você quer. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!

A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!