A Mobai é uma agência de viagens completa. Trabalhamos com viagens de lazer e somos especializados em viagens corporativas. Dentro das viagens de lazer, há um tipo específico muito procurado: são os cruzeiros de viagem!
Pensando em ajudar @s próxim@s aventureir@s, separamos algumas dicas para incentivá-los a viver essa experiência incrível!
Quais os destinos disponíveis?
O Caribe é conhecido como um dos maiores mercados de cruzeiros do mundo. E, portanto, oferece mais opções de preços.
Esses cruzeiros geralmente partem de Miami e de outras cidades da Flórida. Porém, é possível encontrar cruzeiros que saiam de outros países, como as Bahamas, o Panamá e a Jamaica.
A verdade é que existem opções de cruzeiro pelo mundo todo: Ásia, África, Oceania, Europa, América do Norte e América Latina! Podendo escolher entre viajar somente pela costa, atravessando o mar (transatlânticos) ou navegando somente por rios (como a viagem pelo Rio Sena).
Contudo, se você não quiser sair do Brasil, existem vários roteiros nacionais como viagens pelo rio Amazonas, ou pela costa do país com destino a Búzios, Salvador e Recife.
Há também opções de cruzeiros para os países da América da Sul. Muitos deles partem do Brasil e seguem para a Argentina e Chile. Uma opção muito procurada pelos brasileiros.
Qual é a experiência de fazer um cruzeiro?
Nos grandes transatlânticos, o foco não é conhecer a fundo os destinos durante as paradas do navio, já que nesses casos o foco é o próprio cruzeiro.
Quando há paradas, o navio costuma ficar ancorado entre cinco e nove horas em cada porto, tornando-se inviável explorar a cidade nos mínimos detalhes.
Apesar de não ser possível conhecer os destinos a fundo, a vantagem do cruzeiro é que você terá a oportunidade de conhecer mais destinos de uma vez só. Além disso, você ainda desfrutará de todas as comodidades a bordo.
Já nos cruzeiros fluviais (navegam em rios), o tempo nos destinos é maior, e os navios são menores e mais lentos.
Alguns cruzeiros ainda proporcionam experiências temáticas, como por exemplo, os cruzeiros fitness, de vinho, culinária, dança, entre outros.
E os navios? Como são?
As embarcações variam. Existem as gigantes, com espaço para mais de 6 mil passageiros e as menores, que contam com um espaço reduzido para menos de 500 pessoas.
Os navios maiores são os mais baratos e proporcionam um número sem fim de atrações voltadas para o lazer.
As embarcações pequenas são as preferidas por casais em lua de mel e por pessoas na terceira idade. Seus ambientes são mais intimistas e luxuosos, embora visitem menos portos e optem por destinos fora da rota dos navios maiores.
Tarifas
Normalmente, todas as refeições, pequenos lanches e petiscos no decorrer do dia, alguns shows e todas as piscinas do navio estão inclusos nas tarifas.
Entretanto, restaurantes à la carte, bebidas, tratamentos em spas, excursões nas escalas, além da internet e da lavanderia são cobrados à parte.
Alguns cruzeiros oferecem também atrações especiais, como boliche, cinema e simuladores. Estas atrações também costumam ser pagas.
Qual é o público?
O público de cruzeiro, ou cruzeiristas, varia de acordo com o destino. No Caribe, por exemplo, o comum é encontrar famílias e casais em lua de mel.
Existe também cruzeiros específicos para @s solteir@s e para a terceira idade. Enfim, há opções para todos os tipos de viajantes!
Reservas com antecedência garantem melhores preços?
Quanto mais próximo à data do embarque, menos chances de conseguir as cabines mais em conta. Mas fique de olho: próximo à data de embarque também há a possibilidade de garantir um desconto, afinal, é nesse momento em que as companhias dão os maiores descontos.
As cabines mais baratas, ao contrário do que se pensa, não são ruins. Elas possuem entre 11 e 16 metros quadrados e não possuem janelas por estarem no centro do navio.
Para evitar a sensação de claustrofobia, alguns navios exibem projeções digitais com a vista das janelas.
É interessante comprar os passeios em um cruzeiro?
Fazer o tour por conta própria quando não se conhece o destino escolhido pode ser um tanto perigoso.
Além de ter que coordenar seus horários com os do navio, o que nunca é fácil, as possibilidades de se perder são inúmeras. Apesar dos preços um pouco salgados, o ideal é fazer o tour acompanhado.
Tipos de cabine no Cruzeiro
Dentro do navio existem diversos formatos de cabines: desde as mais básicas e baratas, até as mais completas e caras. Podemos encontrar as seguintes categorias:
- Cabines internas: São menores e não possuem janelas. É uma opção ideal para quem busca um preço mais atrativo.
- Cabines externas: Muito parecidas com as cabines internas, mas tem janela. Normalmente são um pouco maiores que as internas. Deve-se atentar que as janelas não abrem, ou podem ter a vista obstruída pelas botes salva-vidas.
- Cabines externas com varanda: Pouco maiores que as externas, e contém varanda.
- Suítes: São as cabines com maior metragem, ambientes separados e muitos mimos para os hóspedes! Em algumas Companhias oferecem acesso a áreas exclusivas para restaurantes, bares e Spas.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre cruzeiros, entre em contato com a Mobai para saber qual combina mais com você.