Viajar para Lisboa é como viajar de volta à casa de nossos pais, ou seja, é conhecer onde tudo começou. Nossa história como país e como cidadãos, quer nós queiramos ou não, está interligada à história de Portugal, já que há 130 anos atrás, ainda éramos parte dessa, que foi considerada uma das mais poderosas nações mundiais.
Éramos apenas a sua colônia, verdade, mas ainda assim herdamos muitas de suas características culturais. E é por isso que nos sentimos tão em casa quando visitamos Lisboa. O que você acha de conhecer um pouco mais dessa maravilhosa cidade? Vamos lá?
O que fazer em Lisboa?
De uns tempos para cá, Portugal tem sido destino bastante procurado por nós brasileiros. Seja por sua hospitalidade, por sua imensa carga cultural ou, sim, pela sua deliciosa gastronomia.
Entre as cidades mais procuradas pelos turistas está a capital deste belo país, Lisboa. O legal dessa cidade é que ela possui regiões bem delimitadas. Se você não quiser perder nenhuma das atrações espalhadas por Lisboa, a dica é “dividir e conquistar”. Para conhecer melhor a cidade, basta separá-la por regiões.
Cidade Baixa
Criado para facilitar a circulação entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta, ou Carmo, o Elevador de Santa Justa ficou conhecido como um dos mais charmosos elevadores públicos da história.
A poucos metros do elevador, localizado na parte alta da cidade, você ainda pode conhecer o local que um dia foi conhecido como Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo, ou simplesmente Convento do Carmo, que hoje dá lugar ao grande Museu Arqueológico do Carmo.
Outra atração que não pode faltar em sua lista, enquanto estiver passeando por Lisboa, é a belíssima Praça Dom Pedro IV, também conhecida como Rossio, localizada no centro de Lisboa.
De frente para o local, você ainda conhece o Teatro Nacional Dona Maria II, um belo prédio no estilo neoclássico inaugurado em 1846 para comemorar seu aniversário de 27 anos.
Na mesma região, você conhecerá a maior praça de Lisboa, a Praça do Comércio, local onde se davam as boas vindas àqueles que desembarcavam após uma viagem de barco.
Também conhecida como Terreiro do Paço, a praça se tornou um grande ponto de encontro em Lisboa. É lá que você também encontra a bela estátua de D. José I e o Arco da Vitória, que faz ligação com a rua Augusta.
Chiado
No bairro do Chiado, você ainda conhece um dos cafés mais famosos de Lisboa, o A Brasileira. Inaugurado em 1905, seu interior esbanja a elegância da decoração em Art Deco. Logo na entrada, os visitantes brasileiros se deparam com um velho conhecido, a estátua do famoso escritor Fernando Pessoa.
Bairro do Alfama
Outra região que você precisa conhecer, enquanto estiver em Lisboa, é o bairro do Alfama, onde está localizado o famoso Castelo de São Jorge. Esse fantástico bairro possui ruelas deliciosas para explorar.
Em meio às roupas penduradas nas janelas e o cheiro de comida boa, você se transporta para um cenário cinematográfico, ideal para fotos.
Enquanto estiver pela região, aproveite para visitar o Castelo de São Jorge, uma das atrações mais visitadas de Lisboa.
Construída no século XI, essa fortaleza fica situada em uma das colinas mais altas da cidade, de onde você pode vislumbrar a capital e o rio Tejo.
Entre as torres mais interessantes de se visitar estão a Torre de Menagem, a Torre do Paço e a Torre da Cisterna. Prepare seu fôlego, porque enquanto estiver no Castelo de São Jorge, você vai andar bastante.
Ainda no bairro do Alfama, você conhecerá a Igreja de Santa Engrácia, ou Panteão Nacional. Esse templo barroco, fundado em 1568, impressiona por sua beleza e imponência, garantindo também uma vista magnífica do rio Tejo.
Além de sua cúpula pode ser vista de diversas partes da cidade, sua planta é octogonal e abriga os túmulos de diversas personalidades locais, como a cantora de fado Amália Rodrigues e a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen.
Aproveite que você está pelo bairro e não deixe de dar uma passada em uma das mais antigas estruturas da cidade, a Igreja de Santa Maria Maior, a principal igreja de Lisboa.
Outra atração imperdível é ouvir o famoso fado, estilo musical típico da região. Esse estilo é tão famoso no País, que a cidade tem um museu apenas para homenageá-lo, o Museu do Fado, localizado no bairro do Alfama.
O ponto alto da visita ocorre durante a noite, que é quando os visitantes podem apreciar uma deliciosa apresentação de fado no local.
Belém
Considerado um dos bairros mais importantes de Lisboa, é em Belém que você encontra a principal atração da cidade, a imponente Torre de Belém, símbolo de Lisboa.
Construída no século XVI às margens do rio Tejo, a torre construída pelo rei Manoel I tinha como principal função controlar a entrada de quem chegava pelo mar.
Bem próximo dali, você também encontra o famoso Mosteiro dos Jerônimos, atração que merece destaque durante a sua estadia por Lisboa. Considerado um patrimônio mundial pela Unesco, este mosteiro do século XVI é considerado uma joia da arquitetura Manuelina.
Com mais de trezentos metros de fachada, o Mosteiro dos Jerônimos abriga um belíssimo claustro, onde se encontra o túmulo de Fernando Pessoa. O edifício abriga também os túmulos de Vasco da Gama e Luís de Camões, importantes figuras na época dos Descobrimentos.
Também localizado no bairro de Belém, outro ponto de Lisboa que não pode faltar no seu itinerário é o Padrão dos Descobrimentos, um imponente paredão, onde é possível admirar as figuras dos descobridores Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, o poeta Luís Vaz de Camões e o Infante D. Henrique.
Mas a visita não para por aí. Se você perdeu o fôlego com a imponência das figuras dos homenageados, espere só para ver o que te aguarda do topo da estrutura.
A lindíssima vista do rio Tejo e várias outras partes de Lisboa esperam para serem vislumbradas de uma altura de 56 metros, ou seja, do alto do paredão, você admira a cidade em toda a sua glória. Magnífico, não?
Gastronomia
Lisboa é bastante conhecida por sua característica gastronomia. Não dá para dizer que você foi à Portugal se você não comer alguns pratos.
O mais famoso, sem sombra de dúvidas, é o bacalhau português. Banhado com azeite de oliva e acompanhado de azeitonas, batatas e tomate, este delicioso prato é o verdadeiro símbolo do país.
Outra iguaria que merece ser lembrada é o delicioso pastel de Belém. Como o próprio nome já nos conta, este delicioso pastelzinho de nata, crocante, polvilhado com açúcar e canela tem como berço o famoso bairro de Belém.
Enquanto estiver em Lisboa, não deixe de conhecer o restaurante Pastéis de Belém, local onde servem a melhor versão desta iguaria.
Onde ficar?
Lisboa oferece uma imensa variedade de hotéis nos mais diversos bairros.
Entre os mais procurados pelos turistas que querem conhecer a cidade, estão os bairros Chiado, Alfama, Castelo e Belém. Por serem os principais bairros da cidade, basicamente todas as atrações ficam concentradas nessas regiões.
Quando ir à Lisboa?
Quando falamos em clima, não há nenhuma época do ano ruim para se visitar Lisboa. Por ter um dos climas mais quentes do continente, Portugal esbanja temperaturas mais amenas, em comparação a outros países, durante o rigoroso inverno europeu, que vai de dezembro até março.
Agora, se você é fã de temperaturas mais elevadas, o ideal é que você conheça Lisboa entre julho e agosto, quando as temperaturas podem chegar até os 40°C.
Lisboa? #VaideMobai
Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes! Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem.
Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base naquilo que você quer. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!
A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!